Mil atividades, mil problemas…  quem quer mudar o mundo frequentemente percebe que o mundo é grande demais. Nessas horas para não desmoronar, para não abandonar eu decido relaxar. Essa semana fui fazer uma pausa da loucura e enquanto todos estavam tomando chuva.. eu estava sentadinha no cinema. É mermão, mais é ai que o bicho pega. Fui assisti Preciosa.

Um filme que faz todo o tempo um paralelo entre a educação e a violência domestica. Conta a historia de vida de uma menina de 16 anos,Clareece “Precious” Jones (Gabourey Sidibe). E tem uma vida marcada por abuso, estupro, incesto, racismo, pobreza, gravidez na adolescência..  uma história de quem não se encaixa nos padrões de beleza, de quem não consegue ler, de alguém que não é percebida, nem amada. Alem de abordar também homossexualidade, imigração ilegal, AIDS e etc…

A protagonista negra e gorda já tem um peso enorme na tela do cinema. Mas o uso alguns elementos como cores fortes,  imagens de “comidas” que mais parecem lavagem, suor e planos fechados que quase lembram um documentário e uma câmera ágil  passa a sensação de que tudo é muito sujo e fedido. É a história traduzida em imagem. Entretanto esses mesmos elementos que nos deixam desconfortáveis, são utilizados com tanta maestria pelo diretor que faz o filme extremamente atrativo e sedutor. Alias o filme é tão bacana que mesmo com baixo orçamento ganhou vários prêmios, Oscar e etc..

Baseado no Romance ‘Push’ de Sapphire, dirigido por Lee Daniels que em minha opinião fez um excelente trabalho, o filme é muito bem acabado: trilha sonora, escolha dos atores, tempo de duração, planos de câmera, luz… cara tudo tem seu lugar e propósito. A sensibilidade abre alas nessa obra, com participação de Oprah Winfrey(está maravilhosa), Lenny Kravitz e Mariah Carey.

Com um roteiro  magnífico, a historia amarga emociona chorei igual um bebe . Recomendadissimo! Mas agora já saiu de cartaz, então corre pra baixar..

Sai do cinema meio tonta, mas com mais vontade de mudar o mundo. Preciosa foi pra mim como se eu tivesse tomado um puta soco no estomago. Siniiistro!

